Depois que o Camping Araçariguama tornou-se Araçari Camping Clube, medidas necessárias foram tomadas para que essa transformação fosse viável.


Uma delas foi a criação de uma Diretoria e um Conselho Deliberativo.


Dentre as diversas funções dessa Diretoria, as mais importantes são:

 

1. Cumprir e fazer cumprir o Estatuto, o regulamento interno, os regimentos, demais normas do Clube e outras deliberações dos poderes e órgãos competentes;

2. Elaborar e cumprir o plano de manutenção e obras;

3. Elaborar, cumprir e submeter à apreciação do Conselho Deliberativo o Regulamento Interno;

4. Apresentar balancetes mensais, e submetê-los ao Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo;

5. Submeter à apreciação do Conselho Deliberativo, contratos e compras de serviços e ativos, excetuando-se as urgências devidamente comprovadas como tal, e as que não criem vínculos futuros e obrigações além da gestão ao Clube, e que não possuam cláusula de multa e ou penal superior a 100(cem) salários mínimos vigentes na data da contratação;

6. Praticar todos os atos de administração e gestão necessários ao perfeito funcionamento do Clube, e a consecução de seus objetivos estatutários;

7. Aplicar aos Sócios cotistas as penalidades previstas no Estatuto e Regulamento Interno;

8. Admitir e demitir funcionários próprios, fixando-lhes as respectivas remunerações e atribuições;

9. Disciplinar a freqüência na sede, departamentos, instalações, dependências ou qualquer área do Clube, através de comunicados, ou Regimentos Internos;

10. Fixar e cobrar ingressos a serem pagos pelos Sócios cotistas, dependentes, e convidados, quando necessário, para o fim de tornar exeqüíveis determinadas atividades sociais e esportivas;

11. Propor ao Conselho Deliberativo a fixação das contribuições sociais mensais, taxas e rateios, e o valor venal dos títulos patrimoniais;

12. Resolver sobre a concessão de serviços em qualquer dependência do Clube;

13. Resolver os casos omissos neste Estatuto Social “ad-referendum” do Conselho Deliberativo;
14. Tomar providências legais para determinar a retomada e proceder à venda de títulos, à revelia de seus possuidores, nos caso previstos neste estatuto;

15. Criar comissões temporárias ou permanentes, nomeando os respectivos encarregados;

16. Encaminhar ao Conselho Deliberativo, em até 30 (trinta) dias após a posse a Proposta
Orçamentária e o Plano de Obras e Investimentos para o exercício;

17. Manter o Conselho Fiscal informado da execução financeira e orçamentária do Clube;

18. Encaminhar ao Conselho Deliberativo, ao final do mandato, no prazo de 45 (quarenta e cinco) dias, já incluso o tempo de análise e parecer do Conselho Fiscal, o balanço geral e a demonstração das receitas e despesas.

19. Rever anualmente o Plano Diretor com horizonte mínimo de 5 (cinco anos), submetendo-o para aprovação do Conselho Deliberativo.

 

Essa diretoria hoje em dia é composta por 4 diretores:

-Diretor Presidente
-Diretor Social (Vice-Presidente)
-Diretor Financeiro
-Diretor de Patrimônio